Saiba de onde surgiram as tradições e como o Andorinha celebra essa data especial
Coelhinhos da Páscoa, ovos de chocolate e comidas típicas compõem a tradição Pascal – e entre nós, é difícil resistir a tantas delicias, não é mesmo?
A Páscoa 2022 será celebrada no dia 17 de abril, também chamado de Domingo de Páscoa. Mas por que a Páscoa é sempre no domingo? E o que o coelho tem a ver com os ovos? Calma, tudo tem uma explicação e uma história por traz.
Vem com a gente e entenda mais sobre a tradição Pascal:
– Páscoa Cristã: a origem da Páscoa
A origem da Páscoa é de meados do século IV, sendo a festa Cristã mais antiga a ser comemorada. É uma celebração da ressurreição de Jesus Cristo, e tornou-se uma das maiores datas comemorativas mundo afora.
A ressurreição de Cristo aconteceu três dias após a crucificação. Em respeito, os Cristãos se preparam 40 dias antes (quaresma) para a Semana Santa e para o Domingo de Páscoa. É um período de orações, atos de caridade, reflexão e propósitos de melhoria pessoal. Além disso, a Páscoa Cristã celebra significados presentes em torno da ressurreição de Jesus Cristo.
-Significado da Quaresma:
A quaresma dura 40 dias, período que simboliza o tempo em que Jesus Cristo passou no deserto. Para relembrar o verdadeiro sentido da Páscoa, os Cristãos vivenciam as orações, as obras, o jejum, as restrições e metas de desenvolvimento pessoal. Muitas pessoas também aproveitam esse período para crescer em autocontrole e ficam sem comer carne vermelha nas quartas e sextas-feiras, que remetem à Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.
– A Páscoa nunca cai no mesmo dia?
Não, ela é considerada uma data móvel, por conta do calendário lunar. Isso mesmo, depende da Lua.
O Domingo de Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira Lua cheia.
– Páscoa Judaica
Os judeus foram pioneiros na comemoração da Páscoa, celebrando a libertação do povo Hebreu da escravidão no Egito, liderados por Moisés.
Como agradecimento, eles ofereciam frutos das colheitas, simbolizando o renascimento, uma nova vida.
– Coelinho da Páscoa
Esse tradicional símbolo da Páscoa surgiu entre os povos germânicos, na Idade Média, para comemorar o início da primavera. A lebre – parente do coelho – era um símbolo de fertilidade e vida, pois procria rapidamente e tem muitos filhotes.
Assim, o Cristianismo incorporou essa tradição, contudo, substituindo a lebre pelo coelho como um dos símbolos da Páscoa, destacando a vida nova de Cristo.
– Por que o chocolate?
Os registros dos primeiros ovos de chocolate datam do início do século XIX, e foram produzidos na França e na Alemanha. Entretanto, os ovos eram bem diferentes dos que conhecemos hoje: eram ovos de verdade! Sem a clara e a gema, somente com a casca do ovo e o recheio de chocolate.
Décadas mais tarde, em 1873, produziram os primeiros ovos totalmente de chocolate na Inglaterra. Só que os ovos eram maciços, ou seja, não eram ocos. Somente a partir do século XX que os ovos de chocolate começaram a ser produzidos como conhecemos atualmente.
Seja qual for a sua tradição de Páscoa, o mais gostoso dessa época e aproveitar todo o sentimento e sabor que essa data especial nos proporciona!
Aqui no Andorinha você encontra tudo que precisa para a Páscoa, além dos tradicionais ovos de chocolate, com ótimos preços e opções de parcelamento em 4x no Cartão Andorinha.
Aproveite!